sábado, 2 de fevereiro de 2008

DOSHAS - O EQUILÍBRIO TOTAL



Ao observar o homem, os sábios da antigüidade perceberam que ele reage de diferentes formas frente a diferentes situações: alimentação, clima, estação do ano, situações de stress, etc...

Dessa forma, os sábios perceberam que existem três naturezas principais: os humores, chamados doshas, em sânscrito. É muito fácil perceber isso, mas nem sempre somos conscientes dessas diferenças.

A medicina tradicional trata todos os doentes e as doenças da mesma forma. Porém, cada indivíduo responde de maneira diferente aos remédios e a todos os aspectos da natureza. Isso fica muito claro, por exemplo, quando você e um amigo vão a um restaurante, pedem o mesmo prato e a mesma bebida, comem exatamente a mesma quantidade, mas você faz a digestão super bem e seu amigo quase morre de indigestão.

Para algumas pessoas é muito bom tomar suco de laranja pela manhã com o estômago vazio. No entanto, para outras pode ser altamente prejudicial tomar o mesmo suco na mesma situação, o que pode causar acidez. Algumas necessitam de café pela manhã para literalmente acordar, um exemplo de kapha dosha, e se uma pessoa de vata dosha toma café pela manhã pode se sentir excitada demais durante o dia.

O mesmo acontece num dia de outono onde você vê no centro da cidade uma senhora de casaco e bota, preparada para o inverno, andando do lado de um jovem vestindo somente shorts, camiseta e sandália de dedo, como se o verão ainda não tivesse acabado.

Observando um pouco mais, você irá perceber quão diferentemente as pessoas se vestem no mesmo dia com mesma temperatura e como elas reagem de formas diferentes em relação a tudo. Isso é uma prova clara de que temos naturezas diferentes, somos diferentes e reagimos diferentemente diante de situações diversas. E esse é o principal ponto de divergência entre a medicina tradicional e o Ayurveda.

Os tipos de humores, ou naturezas, se classificam de acordo com a predominância de um ou mais elementos da natureza no organismo. Ter somente um dosha é muito bom, pois é mais fácil manter o equilíbrio. No entanto, a maioria dos indivíduos tem doshas duplos. Mas, de qualquer forma, é importante prestar atenção no equilíbrio dos três doshas, pois quando um entra em desequilíbrio leva os outros de carona.



O Ayurveda vê o desequilíbrio dos elementos da natureza no corpo como o fator imediato de qualquer doença. Não vê a doença como um ataque de microorganismos que vivem fora do corpo, mas como uma conseqüência da nossa forma de vida. Combinando os elementos (espaço, ar, fogo, água e terra), esse sistema de saúde percebe e classifica três diferentes constituições: as naturezas individuais. Elas são:

Vata - espaço e ar;
Pitta - fogo (ou fogo e água);
Kapha - água e terra.

No entanto, não é sempre que as pessoas têm somente um dosha. Estes podem combinar-se da seguinte forma:

Vata-Pitta
Vata-Kapha
Pitta-Kapha
Vata-Pitta-Kapha

Isso quer dizer que todos nós estamos constituídos pelos cinco elementos. Porém, há sempre um ou outro que predomina. São exatamente estes que determinam as características e o comportamento de cada um.

O estado de saúde perfeita é equilíbrio total. Porém, tudo está em movimento e ação constante, não existindo esse equilíbrio na vida, mas sim na morte. Como não é morrer o que queremos, tentamos chegar cada vez mais perto de um equilíbrio. O caminho do Ayurveda pode ajudar bastante. É mais fácil se pensarmos que Vata, Pitta e Kapha estão formando um triângulo e cada um dos doshas está na extremidade deste. Cada dosha se afasta e se aproxima do centro do triângulo, estando sempre em movimento.

O objetivo é estabilizar este triângulo. Assim conseguimos equilibrar essas forças. Enquanto houver um movimento muito grande desse triângulo, o indivíduo está mais propenso a ter perturbações mentais e psicológicas. E com isso ficar doente.