sábado, 1 de março de 2008

OS CRISTAIS E OS CHAKRAS


Os cristais são minerais com estrutura atômica regular e configuração cristalina. Apresentam-se com formas geométricas diversas: trigonal, isométrica, tetragonal, hexagonal, ortorrômbica, monoclínica e triclínica.

O cristal de quartzo possui seis faces que formam ângulos, para se unirem um uma ponta. As seis faces simbolizam seis dos sete principais chakras (os centros de força de nosso corpo que captam as energias cósmicas), e a ponta simboliza o sétimo chakra, a coroa, que faz conexão com o infinito.

Essas seis faces são sustentadas por seis lados paralelos dois a dois, e na sua base, geralmente mais leitosa, a força da luz se une à força da Terra. A energia flui da base para a ponta.

Os cristais captam a energia cósmica e são uma criação Divina. Devemos utilizá-los com sabedoria para o nosso crescimento pessoal e o crescimento da humanidade.

Aprenda como usar o poder dos cristais e pedras preciosas para alcançar o equilíbrio físico e emocional e entrar em sintonia com as forças cósmicas do universo.

Tão antigos quanto os continentes perdidos da Lemúria e da Atlântida, os cristais foram descobertos pelos adeptos da Nova Era não só como instrumentos poderosos para alcançar a elevação espiritual, mas também como alternativa de cura. Os cristais são arquivos cósmicos que guardam segredos e conhecimentos de antigas civilizações. Alguns chegam a afirmar que certas pedras não são originárias da Terra, mas foram trazidas para cá por extraterrestres para ajudar os homens a viver a transição para a Era de Aquário. Pelo seu poder de cura e pelas informações que contêm, os cristais seriam então uma espécie de mensageiros da Nova Era, um instrumento para aprender com o passado e preparar o futuro.


Os cristais funcionam como amplificadores de energia nos processos de cura, meditação e autoconhecimento. A sua força consiste na capacidade de ampliar e direcionar nossos próprios poderes, e, por isso, o mais importante ao se lidar com os cristais é conseguir sintonizar corretamente nossas vibrações com as vibrações dessas pedras.

De todos os cristais, o límpido ou transparente é o mais poderoso, isso porque pode ser programado para qualquer tipo de cura. Além dele, existem os cristais coloridos e as pedras preciosas. O processo terapêutico com pedras é baseado no equilíbrio dos chakras, os centros de energia do organismo.

Cada chakra está relacionado à determinado órgão e associado a uma cor. E é nessa cor que se baseia a terapia para escolher as pedras de cura.




O PODER DAS PEDRAS : Os cristais e os chakras

A beleza rara dos cristais e pedras preciosas esconde um caminho alternativo para a cura dos males do corpo e da mente.

Os chakras são centros de força que captam energias cósmicas, atuando como vias de conexão entre o macrocosmo e o corpo físico. Segundo alguns textos hindus, existem mais de 10 mil chakras espalhados pelo nosso corpo, mas os principais são sete, e a cada um se associa uma cor diferente, a glândulas diferentes e cristais diferentes.

Para se ativar qualquer chakras basta que se coloque a pedra sobre o seu chacra correspondente e a deixe ali atuando por um período de 15 a 20 minutos, mas é importante que não ultrapasse este tempo.

A seguir, um pequeno resumo a respeito dos chakras principais, com seus nomes hindus e de alguns cristais e pedras preciosas relacionados com cada um deles.

Chakra Básico - Pedras Vermelhas
Este chakra situado na base da espinha dorsal, nem acima dos órgãos da reprodução, relaciona-se com a parte inferior do corpo, os pés, a ancoragem e os instintos físicos. Sua cor é o vermelho e as pedras associadas a ele são as vermelhas, marrons, cinzentas ou pretas. As pedras vermelhas estão relacionadas diretamente com o sangue e a circulação. As pedras pretas são de proteção contra a negatividade.

As pedras relacionadas a este chakra são: Rubi, coral, jaspe sanguíneo, granada, magnetita.


Chakra Umbilical (sacro) - Pedras Laranja
Este chakra também chamado de esplênico ou do baço situa-se mais ou menos a 3 centímetros abaixo do umbigo e trabalha com nossa energia sexual. É responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir se distribuem pelo corpo. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga. Sua cor é o laranja, assim como a das pedras que correspondem a ele: Cornalina, ágata marrom-alaranjada, âmbar.

Chakra do Plexo Solar - Pedras Amarelas
Este centro de força se localiza de 4 a 6 centímetros acima do umbigo, na região do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Controla toda a nossa energia emocional e é muito ligado ao eu individual. Fisicamente rege nosso aparelho digestivo. Associa-se diretamente ao pâncreas e as pedras associadas são: Topázio, quartzo rutilado, citrino, calcita amarela, fluorita amarela.

Chakra Cardíaco - Pedras Verdes ou Rosa
O quarto chakra situa-se na direção do coração, entre os dois mamilos. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração e nele se concentra a energia do amor e da devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Sua cor é o verde e as pedras associadas a ele são as verdes (simbolizando a cura e a energia vital) ou cor-de-rosa (representando o amor): Turmalina verde (ou verdelita), turmalina melancia, amazonita, aventurina (ou quartzo verde), hidenita verde-maçã, malaquita, esmeralda, ônix verde-maçã, crisópraso, diopsídio, fluorita verde-mar, jade, peridoto, cunzita, rodocrosita, rodonita, cristal de quartzo rosa.



Chakra Laríngeo - Pedras Azuis
O quinto chakra situa-se na base da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Sua cor é o azul e as pedras são: Água-marinha, turquesa, sodalita.

Chakra Frontal - Pedras Azul-índigo
O sexto chakra encontra-se entre as sobrancelhas. Conhecido como o "terceiro olho" na tradição hinduísta, relaciona-se com a capacidade intuintiva e a percepção sutil. Sua cor é o índigo e as pedras associadas a ele são: Safira anil, Lápis-lazúli, azurita fluorita azul-acinzentada.

Chakra Coronário - Pedras brancas ou violeta
O sétimo chakra fica no alto da cabeça e liga-se ao padrão energético global das pessoas. Conhecido como o "chakra da coroa", é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina, e a tradição de coroar os reis, fundamenta-se no princípio de estimulação deste chakra, para que a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano seja dinamizada. Sua cor é o branco ou o violeta e as pedras são: Diamante, pedra-da-lua, quartzo branco, ametista, ágata branco-leitosa.

As pedras negras
Embora possam ser usadas no primeiro chakra, as pedras negras não pertencem exatamente a nenhum deles - o negro não é a cor de nenhum chakra.