sábado, 10 de janeiro de 2009

ADOLESCÊNCIA E A YOGA MASSAGEM AYURVÉDICA

Matéria publicada no DIÁRIO DO NOROESTE - Paranavaí/PR -
Caderno DN - Saúde em 05/10/08.

Texto: Deo Ortiz
Fotos: Fabio Fracaroli - DN


ADOLESCÊNCIA E A YOGA MASSAGEM AYURVÉDICA

A adolescência é a fase da vida, onde profundas transformações físicas e emocionais acontecem. Maturação sexual, elevados níveis de hormônios, crescimento das estruturas ósseas e musculares, geram aos adolescentes uma intensa mudança de sua auto-imagem. A busca por uma nova identidade, pois não são mais crianças, nem adultos, associadas ao excesso de atividades diárias e às preparações para o mercado de trabalho, levam ao adolescente, a fazer muitas vezes, escolhas erradas para a vida profissional, repercutindo futuramente em quadros de ansiedade e depressão.


É comum observar jovens, nessa fase, com estruturas emocionais fragilizadas, e que muitas vezes, esses sentimentos estão ligados à agressividade, agitação, falta de concentração nos estudos, desânimo, disfunções orgânicas, angústia e até depressão e suas complicações, preocupando pais e profissionais de diversas áreas, principalmente da educação e da saúde. Além dessa pressão a que lhe é submetido, surgem condicionamentos e limitações que a vida lhe impõe, e que podem gerar frustrações, adversidades e bloqueios, que são responsáveis por uma série de alterações em seu corpo físico, como distúrbios respiratórios, rigidez muscular, criação de pontos de tensões e deformações articulares.


Nesse sentido, a Yoga Massagem Ayurvédica minimiza esses bloqueios, pois restabelece o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. As técnicas respiratórias e de alongamentos dessa massagem indiana, permite a quem a recebe, no caso específico do adolescente, um aumento da capacidade respiratória e circulatória, além da flexibilidade das estruturas ósseas e musculares, aprimorando a condição física e do sistema imunológico.


A percepção do corpo, que lhe é dado pela consciência corporal, aliado às técnicas de respiração (pranayama), permite ao adolescente, além de aprender a respirar corretamente, uma melhora significativa de sua atenção, concentração e disciplina, estimulando, dessa forma, a criatividade e a imaginação, pois libera a agressividade de forma criativa, promovendo um profundo bem estar físico, mental e emocional, valorizando, dessa forma, a confiança em si mesmo, harmonizando-se com sua própria natureza.


Serviço: Mais informações pelos telefones (43) 9960-6069 , (44) 9906-4246 e (48) 9907-8432