sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

CORPO EM EQUILÍBRIO

Matéria publicada no DIÁRIO DO NOROESTE - Paranavaí/PR - Encarte especial - DN Saúde, em 07/09/08.


Amanda Medeiros
Reportagem Local
Fotos: Arquivo pessoal


CORPO EM EQUILÍBRIO


Por meio da Yoga Massagem Ayurvédica, é possível obter o equilibro do corpo, mente e espírito, mantendo em harmonia a energia vital.

Já pensou em receber uma massagem terapêutica e curativa que além de desintoxicar o organismo, descarrega e alivia as tensões, o cansaço físico e os bloqueios de energias nos órgãos e em todo o sistema nervoso, causando um efeito anti-stress e antidepressivo?

É isso que a Traditional Ayurvedic Yoga Massage ou Yoga Massagem Ayurvédica, como é conhecida no Brasil, faz. De acordo com o terapeuta complementar Deo Ortiz, que trabalha já há algum tempo com essa técnica de massagem, por ser completa, esta técnica terapêutica atua sobre os diversos sistemas do corpo humano, como o linfático, circulatório, imunológico e digestivo, promovendo relaxamento, oxigenação e nutrição das células. “Desenvolvida pela mestra indiana Kusum Modak, que vive em Pune, na Índia, associa a tradicional massagem ayurvédica a movimentos de alongamentos e trações do Iyengar Yoga”, explica.

Ortiz conta que a Yoga Massagem Ayurvédica é feita por meio de movimentos de amassamentos e deslizamentos lentos e profundos com os pés e as mãos. O procedimento é realizado no chão, o massoterapeuta utiliza-se de óleos vegetais com finalidades terapêuticas, além do pó do coco do babaçu, que aquece o corpo e faz uma leve esfoliação, limpando a pele das energias magnéticas e eletromagnéticas condensadas.

Ao todo, são mais de 170 manobras, específicas para cada parte do corpo. Mas, durante uma sessão, que dura em média uma hora e meia, são trabalhadas no máximo 30. O massoterapeuta ressalta que a massagem também pode ser feita de maneira profilática, para evitar dores, principalmente na coluna.
As manobras utilizadas alongam ossos e músculos, aumentando a flexibilidade do corpo e proporcionando um realinhamento postural das estruturas ósseas e musculares. “O resultado é um profundo bem-estar e a integração corpo, mente e espírito. O trabalho é corporal, mas atua no indivíduo de maneira integral”, uma vez que é aplicada conjuntamente com Reiki, que é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém e recupera a saúde, diz o massoterapeuta. Os três pilares dessa massagem, segundo Ortiz, são a circulação sanguínea, a respiração e o prana, considerado na cultura indiana a energia vital ou fluxo energético. Uma das vantagens, segundo ele, é que a massagem pode ser aplicada em qualquer pessoa e de qualquer idade (desde que seja adaptada para cada ser, adequando as suas necessidades dentro de suas possibilidades).

Para isso, Ortiz sempre conversa com os clientes, para estar informado a respeito do estado de saúde real de quem receberá a massagem, para que assim possa realizar um trabalho harmonioso com resultados positivos e satisfatórios. “Mais importante ainda do que o estado físico do cliente é seu estado psíquico, já que a cura das enfermidades se dá pela mudança dos
padrões negativos de pensamento”, diz.


Deo Ortiz atende além de Paranavaí, as cidades de Londrina, Maringá e Florianópolis.


Serviço: Mais informações pelos telefones (43) 9960-6069 , (44) 9906-4246 e (48) 9907-8432.