domingo, 4 de janeiro de 2009

YOGA - EM BUSCA DA ILUMINAÇÃO

Yoga é uma filosofia de vida que nasceu na Índia há mais de 4000 anos. É tido como o mais antigo sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções. O Yoga visa a objetivos diversos, entre eles equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo, dependendo da linha que o praticante deseja seguir.

O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, conhecimento interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Yoga não apenas alonga todas as partes do corpo, mas também massageia os órgãos internos. Ele coordena o sistema respiratório com o físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a circulação de oxigênio em todo o corpo. A prática regular do Yoga garante uma melhor qualidade de vida, livre dos efeitos da tensão do dia-a-dia. A região da coluna, o sistema respiratório e digestivo, são as partes do corpo mais beneficiadas pelo Yoga.

Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando um aspecto mais do que outro. Conheça algumas delas:

Ashtanga Vinyasa Yoga
Ashtanga Vinyasa Yoga é uma prática baseada no sistema ensinado pelo mestre Sri K. Pattabhi Jois, oriundo do sul da Índia, que consiste na repetição de séries de ásanas progressivamente mais exigentes, nas quais utiliza uma técnica chamada vinyasa, que consiste em coordenar respiração e movimento. A respiração é usada como instrumento para a concentração. O Ashtanga Vinyasa é uma das práticas mais exigentes, portanto, prepare-se para transpirar.

As práticas são oferecidas em 2 níveis diferentes: Ashtanga e Mysore. Ambas incluem técnicas respiratórias, relaxamento e iniciação à meditação.

É indicada para pessoas que já fazem alguma atividade física, têm uma condição saudável de saúde e querem melhorar ainda mais.


Mysore
Mysore é uma aula direcionada para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos na prática de Ashtanga Vinyasa Yoga. Aula formatada com um mix de ásanas da primeira e segunda série do Ashtanga Vinyasa, pranayama e com toques importantes sobre a teoria dos princípios do Yoga. Algumas vezes o grupo fará a prática guiada, outras vezes acompanhados da professora e outras a prática tradicional de Mysore. Nesta prática avançada os alunos serão conduzidos a aprofundar seu conhecimentos sobre Yoga e sobre si, encontrando novas possibilidades nas posturas do corpo físico e levando as experiências para a vida diária.

Indicada para alunos com no mínimo de 3 meses de prática de Ashtanga dedicada. O aluno deve saber executar a seqüência do Surya Namaskar A e B e conhecer as posturas da primeira série.

Kripalu
Kripalu significa compaixão. Este é um tipo de Hatha Yoga desenvolvido pelo yogi Amrit Desai, com base nos ensinamentos do mestre Kripalvananda.

A prática possui um ritmo calmo e relaxante, ideal para pessoas de todas as idades. Usa posturas, exercícios respiratórios, meditação e relaxamento.

Uma ótima opção para pessoas com alguma limitação (como problemas de coluna, cardiopatias, etc), para combater o estresse e para iniciantes que queiram uma introdução suave à prática do Yoga.
É indicada também para gestantes, pois trabalha princípios que se encaixam com as necessidades da gestante e do bebê.


Hatha Yoga
Hatha Yoga contemporâneo é um método com um ritmo bem tranqüilo conduzido pelo praticante.

O trabalho de flexibilidade e a redução das tensões no corpo através das posturas (ásanas) é o foco principal desta modalidade. O intenso trabalho respiratório e o relaxamento consciente auxiliam no combate ao estresse. As técnicas de meditação também estão presentes, unindo corpo, mente e emoções.

Esta é uma ótima opção para iniciantes e pessoas com limitações de saúde como problemas de coluna, cardiopatias e desequilíbrio emocionais como ansiedade e depressão.

Hatha Yoga Flow
Ha: sol (masculino, ativo, yang)
Tha: lua (feminino, receptivo, yin)

Hatha Yoga Flow é um estilo de Yoga que busca, através do esforço físico, harmonizar e integrar os opostos (HA e THA). É uma aula intensa na qual o praticante desenvolve a capacidade de acomodar os movimentos de seu corpo no ritmo da respiração. O foco é a fluidez da respiração. Esta consciência no fluxo auxilia na construção de um corpo físico firme, forte, flexível, ou seja, saudável. Aquieta a mente e a torna mais focada no momento presente. Após todo o esforço faz-se um relaxamento profundo que visa combater o estresse. Também estão presentes noções básicas de meditação.

Esta modalidade é uma ótima opção para quem se identifica com um ritmo mais intenso e busca desafios na sua prática.


Iyengar Yoga
Iyengar yoga é um método desenvolvido pelo professor indiano B.K.S. Iyengar.

Sua principal característica é o conceito de alinhamento correto do corpo e a precisão dos movimentos. Trabalha as posturas por tempo mais prolongado e utiliza instrumentos como cintos, blocos e almofadas para ajudar na precisão das posturas. É a Yoga para os " perfeccionistas". Utiliza os mesmos ásanas da Hatha, porém a preocupação é com a precisão da postura.
As aulas podem adaptar-se à qualquer nível e idade.

Kundalini
Kundalini é a yoga com ênfase em ásanas e canto de mantras para elevar a líbido (Kundaliní) do primeiro para o sétimo chackra. Kundaliní yoga e Kriya Yoga são yogas muito parecidas, porém a tradição Kundalini é uma versão menos rígida e por conseqüência mais conhecida.


Kriya
Kriya é uma yoga onde o praticante executa uma seqüência definida e fornecida por um guru. Existem 7 seqüências (7 kriyas) e cada uma delas é fornecida apenas se o praticante atingiu proficiência na kriya anterior. Não é uma Yoga para todo mundo... já que o praticante pratica sozinho e você pode ficar anos na mesma seqüência, porém, algumas de suas técnicas são realmente muito potentes. É a Yoga para quem realmente quer "transcender".


Bhakti
Bhakti é uma yoga devocional onde o praticante direciona seu amor a Deus.

Yoga Integrativa

Yoga Integrativa tem um enfoque terapêutico, sem perder de vista a importância de seu objetivo espiritual.

A Yoga Integrativa lança mão dos conhecimentos e ferramentas do Hatha Yoga tradicional para facilitar a integração e a manutenção da saúde física, mental e emocional, possibilitando o despertar da espiritualidade de cada um.

A prática é centrada nas necessidades de cada aluno e do grupo como um todo.
Indicada para qualquer pessoa em condições regulares de saúde.

Yoga Terapia Hormonal
A Yogaterapia Hormonal ativa a produção natural dos hormônios do sistema reprodutivo, suavizando, revertendo e até mesmo evitando as doenças e sintomas causados pelas disfunções hormonais. As posturas e exercícios respiratórios, visualizações e relaxamento profundo ativam o sistema endócrino.

É indicado para equilibrar os níveis hormonais, independente de sexo e idade.


As técnicas mais utilizadas são:


Ásanas: Os exercícios físicos fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de lesões.


Pranayama: Os exercícios são respiratórios. Eles vão a respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio. Também eles atuam em nossas emoções produzindo um equilíbrio interior.


Yoga Nidra: São exercícios que ensinam a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do corpo. Também nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por montanhas, campos, etc. Tudo isso para que possamos relaxar e alcançar uma grande serenidade. A serenidade alcançada nesses momentos permanece por vários dias em nosso ser.

Para pratica do Yoga não é necessário fazer parte de qualquer religião especifica, credo, nacionalidade, ou grupo diferenciado. Apenas é necessário edicação e uma pratica constante para que se possam obter os efeitos desejados; os exercícios não são difíceis de executar, e aos poucos você vai adquirindo flexibilidade. Os exercícios são simples e você os conquista gradualmente, respeitando o seu ritmo próprio.

Meditação: Meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. É quando devemos nos empenhar em conhecer-nos interiormente propriamente dito, prestar atenção em nossa respiração, em nosso corpo, em nossa mente, perceber como lidamos com os fatos da vida, etc. Assim aprendemos a nos conhecer mais profundamente e saber como agir diante da vida.



Procure um lugar especializado, que tenha profissionais capacitados para que você possa receber orientação de como iniciar esta pratica tão benéfica ao corpo e a mente.