A reflexologia tem duas linhas: uma ligada à medicina chinesa, relacionada aos meridianos, e outra ligada à fisiologia e aos estímulos nervosos. Por estar embasada em estudos mais profundos de fisiologia e do mecanismo das doenças, e porque propicia resultados mais rápidos a nível clínico, vem recebendo elogios e apoio de várias autoridades internacionais da área.
A reflexoterapia estimula o sistema nervoso a agir e corrigir problemas na homeostase, que é a capacidade do nosso organismo de se reequilibrar. Assim o cérebro manda antiinflamatórios e analgésicos naturais para lugares que precisam, equilibra a produção de hormônios pelas glândulas e faz funcionar corretamente todo o aparelho digestivo.
Os pés são riquíssimos em terminações nervosas - os plexos nervosos - que correspondem, em sua topografia local, a uma representação fiel de cada órgão que compõe o corpo humano.
Quando ocorre debilidade ou dificuldade funcional de um tecido ou órgão, as respostas ao estímulo dado provocam pequenos curtos circuitos, formando bolsas de sangue em nossos pés. Os reflexoterapeutas conseguem localizar essa área e dissipar as bolsas, deixando livre o canal de comunicação entre órgãos e cérebro, aliviando sintomas e, muitas vezes, até mesmo curando.
A Reflexologia, ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo demonstrou que os plexos, quando estimulados corretamente, enviam e recebem informações dos órgãos a que são ligados, restabelecendo o funcionamento ideal e a sáude do organismo. A técnica permite que se faça uma leitura da personalidade do indivíduo através dos pés e, muitas vezes, consegue-se detectar problemas do paciente em menos de cinco minutos, só analisando o seu pé.
Reflexoterapia é um método capaz de aliviar os mais variados sintomas, como dores musculares, enxaquecas, estresse, TPM, síndrome do pânico, menopausa, miomas uterinos, cistos ovarianos, artrite, labirintite, má-circulação, problemas digestivos, alérgicos, sexuais, e até aqueles de ordem emocional, como depressões e ansiedades.
A consulta com um reflexoterapeuta dura aproximadamente uma hora e consiste em muita conversa, análise dos pés e massagem terapêutica, que pode vir a doer bastante, dependendo do grau do distúrbio ou doença do indivíduo.
A reflexoterapia não deve ser utilizada em total substituição à medicina ocidental (a não ser em casos de determinação do próprio médico). Na maioria das vezes, a técnica é usada utilizada como apoio à medicina, mas, em muitas ocasiões, ela pode ser curadora também, sem a necessidade de tomar remédios e, até mesmo, evitar uma cirurgia.