segunda-feira, 30 de junho de 2008

FAZENDO AS PAZES COM A DIGESTÃO

Segundo orientações Ayurvédicas

De acordo com a filosofia Indiana, toda matéria do Universo é constituída de cinco elementos, conhecidos como Pancha Mahabhutas, são eles: éter, ar, fogo, água e terra.

Os Mahabhutas são encontrados em todo nível de criação, desde a Física Quântica até em grandes estruturas como o corpo humano, as árvores, os rios, etc. São os responsáveis por toda a fisiologia humana, formando três importantes agentes reguladores chamados Doshas.




Os Doshas são chamados Vata, Pitta e Kapha (em sânscrito) e correspondem, respectivamente, aos elementos éter e ar, fogo e água e água e terra, atuando no complexo mente-corpo.

Vata controla o movimento, Pitta é responsável pelo metabolismo e pela digestão, e Kapha governa a estrutura do corpo. Na digestão, Pitta é o Dosha responsável pelo agni (fogo digestivo) e por todos os outros processos metabólicos necessários para a absorção dos nutrientes do aparelho gastrointestinal; o movimento da comida é controlado por Vata, e os fluidos digestivos por Kapha.

O equilíbrio entre os três Doshas é fundamental para a saúde perfeita, sendo essencial para a boa digestão e eliminação, atuando como barreiras de proteção para o corpo e, quando desequilibrados, contribuem para o aparecimento de doenças.

Segundo o Ayurveda, a dieta deve ser escolhida de acordo com a estação do ano, com a constituição do indivíduo e com os desequilíbrios específicos dos Doshas. Lembrando sempre que as emoções influencia, constantemente a função e a estrutura dos tecidos digestivos e vice-versa.




Vejamos algumas técnicas Ayurvédicas para fortalecer a digestão:

Coma em um ambiente calmo e tranqüilo;

Sente-se tranqüilamente durante alguns minutos antes e após a refeição;

Coma sempre sentado;

Não coma quando estiver aborrecido;

Evite comer demais;

Evite as comidas frias e as bebidas geladas;

Não fale enquanto mastiga; Coma em ritmo moderado;

Não coma enquanto a refeição anterior não tiver sido digerida;

Prefira as refeições preparadas com alimentos cozidos na hora;

Não coma se tiver sede, não beba se tiver fome.


Namaste!


Por
Ana Márcia Fiorim Enumo
Especialista em Medicina Ayurvédica

Fonte: Planeta Natural
jornalismo@planetanatural.com.br