segunda-feira, 21 de abril de 2008

AROMATERAPIA - EQUILÍBRIO E HARMONIA


A aromaterapia é um ramo da fitoterapia (ciência que trabalha com as plantas), e que se utiliza durante um período pré-determinado, das propriedades particulares dos óleos essenciais puros, obtidos com a finalidade de atender às necessidades físicas, mentais e emocionais de uma pessoa ou de um ambiente específico, promovendo seu equilíbrio e harmonia.

O termo “aromaterapia” foi inventado pelo químico francês R. M. Gattefossé. E foi por acaso: ele queimou a mão enquanto realizava um de seus testes.
Imediatamente colocou a mão numa vasilha com óleo essencial de lavanda e a ferida cicatrizou mais rapidamente. Foi ele quem escreveu o primeiro livro moderno de aromaterapia, que, em poucas palavras, significa a utilização de óleos essenciais para tranqüilizar, despertar e melhorar o organismo.

Na Idade Média, cientistas árabes desenvolveram a técnica da destilação em corrente de vapor de água, através da qual era possível preparar os óleos essenciais, fazendo-os passar através de materiais vegetais umedecidos que precisavam ser posteriormente resfriados para obter a destilação. Com o passar do tempo, estes óleos, empregados na perfumaria e cosmética, passaram a ser utilizados também com finalidades medicinais.


Com o stress da vida moderna e o aumento da preocupação com o bem estar, a aromaterapia nos ajuda a ter uma vida mais saudável.


A aromaterapia é muito utilizada para tratamentos terapêuticos, relaxantes do corpo e também da alma. Massoterapeutas fazem combinações de diversos óleos essenciais para trazer o bem estar dos clientes que procuram tirar o stress do trabalho diário.

Os óleos essenciais extraídos de plantas são cada vez mais procurados para funções terapêuticas, sendo usado também os extratos e que despertam o olfato, causando efeito terapêutico, influindo diretamente no bem estar de na sua mente, corpo e espírito.