terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CHAI – O CHÁ INDIANO


O chá mais bebido pelo maior produtor mundial de chá preto é… o chá preto (Assam). O chá preto é a única variedade de erva de chá que pode ser fervida, a fervura não amarga o chá nem altera seu sabor: a bebida torna-se mais concentrada, adquirindo uma coloração vermelho escura. A maneira mais popular de beber chá na Índia é o “chai“: primeiro prepara-se o chá própriamente dito, a seguir adiciona-se leite frio adoçado com açúcar, derramando-o à distância para que forme muita espuma.

Ao contrário do Marrocos, que em suas misturas com ervas procura preservar o sabor original do chá verde, na Índia o chá preto é temperado para que adquira um forte sabor das especiarias que são fervidas juntas com a erva do chá. Existem diferentes variedades de chai, preparado com adição de diversas especiarias: canela, cravo, cardamomo, gengibre.

O chai é vendido nas ruas, nos cafés e até mesmo nos trens - o sistema de transporte mais popular na Índia - pelos Chaiwallahs, que preparam e servem a bebida. Cada um dos Chaiwallahs possui sua receita pessoal de chai, combinando quantidades diferentes de especiarias. Essa receita pessoal é o que garante o sucesso das vendas de um Chaiwallah e a fidelidade de sua clientela.


RECEITA

Ingredientes:

250ml de água
250ml de leite
1 saquinho de chá de erva doce
1 pedaço de canela em pau
2 folhas de louro médias ou 3 pequenas
3 cravos-da-índia
1 fatia de raíz de gengibre pequena e fina (1cm de largura, aproximadamente)
3 saquinhos de chá preto
Açucar ou mel a gosto.

Modo de Preparo:

Aqueça a água até próximo da fervura.
Retire do fogo, adicione erva-doce, cravos, canela, louro, gengibre, chá preto e deixe descansar, com o recipiente fechado por 30 minutos.
Coe, adicione o leite e aqueça, mas sem atingir a fervura.
Adoce à gosto e sirva de preferência quente.